Metas curriculares
12. Compreender a estrutura interna da Terra
12.1.Relacionar a inacessibilidade do interior da Terra com as limitações dos métodos diretos.
12.2.Enumerar diversos instrumentos tecnológicos que permitem compreender a estrutura interna da
Terra.
12.3.Explicar os contributos da planetologia, da sismologia e da vulcanologia para o conhecimento
do interior da Terra.
12.4.Caraterizar, a partir de esquemas, a estrutura interna da Terra, com base nas propriedades
físicas e químicas (modelo geoquímico e modelo geofísico).
A "nossa TERRA" tem um raio de cerca de 6370 Km, como poderemos saber como é formado o seu interior?
E se comparássemos a Terra com uma ameixa?
Para saber como é o seu interior bastaria cortar a ameixa a meio e estudar o seu interior.
Mas a Terra não é do tamanho de uma ameixa, por isso temos que arranjar muitas técnicas e métodos e fazer muitos cálculos matemáticos para deduzir como é o seu interior.
Métodos diretos
São baseados na observação direta.
Sondagens
Imagem http://www.netxplica.com/manual.virtual/exercicios/geo10/estudo.interior/10.GEO.metodos.directos.htm
(Imagem in http://marcosbau.com.br/geogeral/tectonica-das-placas/)
Perfuração
http://www.youtube.com/watch?v=qlBjXzrT0aM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_fd0mvdkcyA
Na imagem podemos comparar a espessura da crosta continental e da crosta oceânica.
Vulcanismo, xenólitos
O magma ao movimentar-se incorpora fragmentos das rochas encaixantes, denominados xenólitos ou encraves (figura em baixo). Os xenólitos podem vir de profundidades de mais de 200 km, portanto são um excelente contributo para o estudo direto do interior da geosfera.
(Imagem de:http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/geologia/estrutura_interna_geosfera_d.htm)
Perfuração
http://www.youtube.com/watch?v=qlBjXzrT0aM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_fd0mvdkcyA
Documentário - Viagem ao centro da Terra - Discovery Channel
Exploração de jazigos
(Imagem in: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/riqueza-mineral-Africa.htm)
Métodos indiretos
Astrogeologia
Os métodos diretos para estudar o interior da Terra baseiam-se em deduções e cálculos Matemáticos e Físicos.
A Terra formou-se pela acreção de muitas rochas, tal como a figura ilustra.
In: http://discovermagazine.com/2014/julyaug/13-journeys-to-the-center-of-the-earth
Os meteoritos são vestígios de rochas que tiveram origem na formação do planeta.
Há meteoritos de ferro e níquel que nos levam a deduzir que o núcleo da Terra apresenta esta composição.
In: http://geologycafe.com/oceans/chapter3.html
Adaptado de exame nacional de BG 1ª fase de 2007
Grupo I, questão 7
7. Em 1799, perto da localidade de Roseta, no delta do rio Nilo, um soldado de Napoleão encontrou um bloco de rocha com inscrições em três tipos de caracteres. A «pedra de Roseta», como passou
a ser conhecida, permitiu decifrar o significado da escrita hieroglífica, o que constituiu um contributo fundamental para um melhor conhecimento da civilização egípcia.
Alguns astrónomos consideram cometas e asteróides as «pedras de Roseta» do Sistema Solar. A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou no espaço, em Março de 2004, uma sonda com o nome
de Roseta, com a qual pretende recolher informações mais precisas sobre cometas e, eventualmente, sobre asteróides.
Explique de que modo os asteróides, considerados as «pedras de Roseta» do Sistema Solar, podem ser utilizados na reconstituição da história da Terra.
Geomagnetismo
A Terra em que vivemos possui um campo magnético e a Terra comporta-se como um gigantesco íman permanente.
In: http://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-campo-magnetico-terra.htm
Sismologia
Quando os investigadores estudam o registo das ondas sísmicas nos sismogramas, conseguem "mapear" o interior da geosfera, deduzindo como é constituída.
A sismologia fornece dados sobre o interior da geosfera através da variação da velocidade se propagação das ondas sísmicas.
In http://www.dkfindout.com/us/earth/earthquakes/shock-waves/
In http://www.dkfindout.com/us/earth/earthquakes/shock-waves/
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