sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Biologia II - Influência das características morfológica na sobrevivência ao meio

Atividade laboratorial

Influência da cor de um organismo na sobrevivência ao meio ambiente


Objetivos

  • Compreender que as características morfológicas dos seres vivos são fundamentais na sobrevivência ao meio;
  • Verificar as características mais aptas e  menos aptas;
  • Compreender o fenómeno da reprodução diferencial;
  • Reconhecer a população como unidade evolutiva;
  • Verificar a ação da seleção natural;
  • Verificar a flutuação de características ao longo das gerações numa população;
  • Reconhecer que o conceito de mais apto é temporal;

Materiais


  • Cartolinas de 3 cores (vermelha, amarela e bege);
  • Furador de papel;
  • 4 Envelopes para guardar os círculos de cartolina;
  • Tampo de secretária, de cor semelhante à cartolina bege
  • Pinças para simular os bicos de aves;
  • Cronómetro.

Procedimento


  1. Fazer diversos furos nos três tipos de cartolinas;
  2. Colocar 150 círculos de cartolina (50 vermelhos, 50 amarelos e 50 beges) num envelope, que representarão a população inicial;
  3. Colocar separadamente nos restantes 3 envelopes, 200 círculos de cada cor (para ficarem de reserva para os descendentes);
  4. Escolher um aluno para controlar o tempo;
  5. Escolher 4 alunos que farão de "predadores" dos ciclos de cartolina;
  6. Espalhar a população inicial no tampo da carteira (os "predadores" não deverão ver esta ação);
  7. "Caçar" durante 45 segundos usando pinças;
  8. Contar e registar numa tabela o nº de círculos "sobreviventes";
  9. Adicionar 3 vezes o nº de círculos sobreviventes (vão representar a descendência);
  10. "Caçar" novamente durante 45 segundos;
  11. Repetir pelo menos mais uma vez os pontos 8, 9 e 10.

Discussão e conclusão

  1. Indica o que representa cada um dos círculos de cartolina.
  2. Constrói um gráfico da população inicial.
  3. Registar os dados obtidos numa tabela.
  4. Comenta: no procedimento 8, a seleção natural está a atuar.
  5. Relaciona a reprodução diferencial com a evolução da população.
  6. Constrói gráficos com os dados colhidos.
  7. Elabora uma conclusão da análise dos gráficos construídos na questão anterior.
  8. Explica o que poderia ter acontecido à população inicial caso os indivíduos fossem todos vermelhos.
  9. Interpreta a vantagem da variabilidade intraespecífica.
  10. Infere o que aconteceria se o meio ambiente (secretária) se tornasse mais escuro.


Fotos da atividade

Material utilizado no início da atividade
As pinças utilizadas pretendem simular os bicos de aves predadoras

População inicial (geração 1)

"Predadores" a alimentarem-se dos indivíduos da população inicial (G1)


População da segunda geração

Tabela de resultados
Gráfico da evolução dos indivíduos ao longo das 3 gerações.



BIBLIOGRAFIA
Adaptado de: Planeta Com Vida 11.º Ano da Santillana
Disciplina: Biologia e Geologia Ensino Secundário 11.º Ano