quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O PAPA-LIMÕES

A pedido dos meus alunos do 8º ano de Ciências Naturais da Escola Secundária de Ponte de Lima, publico a história do Papa-Limões, bem como algumas fotografias do "local do crime".

O limoeiro do meu jardim está a ser atacado por um mamífero, que julgo ser um esquilo, que batizei com o nome de Papa-Limões.

Este mamífero é um especialista em comer a casca dos limões. Mas atenção, não come qualquer limão! Seleciona inteligentemente os limões mais amarelos e descasca-os habilidosamente.

O assaltante do meu limoeiro foi descoberto pela minha cadela, que ao nascer e por do Sol, ladra incessantemente para o topo da árvore. Foi desta maneira que me apercebi que o meu limoeiro estava a ficar despido de limões.

O "Papa-Limões" é um animal crepuscular, pois apenas se alimenta ao início e ao final do dia. Demonstra assim a sua astúcia e precaução, evitando deste modo ser apanhado em flagrante.

A copa do limoeiro está neste momento desprovida de limões maduros, por isso nos últimos tempos, tem de vindo comer aos ramos mais baixos (onde restam limões maduros), arriscando ser apanhado pela cadela.

Como se vê na fotografia, os ramos superiores já não têm limões!

Nas fotografias vê-se um limão quase desprovido de casca!