Este BLOG serve de apoio ao estudo dos meus alunos. Tem como objetivos principais tornar as aulas mais eficientes e o estudo mais interessante. Neste blog podem encontrar resumos de conteúdos programáticos(de Ciências Naturais, Biologia e Geologia e Biologia), exercícios, fotografias de trabalhos e aulas práticas, vídeos, simuladores, notícias, curiosidades científicas, etc... para melhor compreenderem as Ciências da TERRA e da VIDA.
quinta-feira, 2 de março de 2017
Atividade sísmica
Metas curriculares
11. Compreender a atividade sísmica como uma consequência da dinâmica interna da Terra
11.1.Explicar a formação de um sismo, associado à dinâmica interna da Terra.
1.2.Associar a vibração das rochas ao registo das ondas sísmicas.
11.3.Distinguir a Escala de Richter da Escala Macrossísmica Europeia.
11.4.Explicitar a intensidade sísmica, com base em documentos de sismos ocorridos.
11.5. Interpretar cartas de isossistas, em contexto nacional.
11.6. Identificar o risco sísmico de Portugal e da região onde a escola se localiza.
11.7. Caraterizar alguns episódios sísmicos da história do território nacional, com base em pesquisa orientada.
11.8. Indicar os riscos associados à ocorrência de um sismo.
11.9. Descrever medidas de proteção de bens e de pessoas, antes, durante e após a ocorrência de um sismo.
11.10. Reconhecer a importância da ciência e da tecnologia na previsão sísmica.
11.11. Relacionar a distribuição dos sismos e dos vulcões na Terra com os diferentes limites de placas tectónicas.
A sismologia é o ramo da Geofísica que estuda os sismos (tremores de terra), as suas causas e os seus efeitos.
Vídeos diversos
http://www.youtube.com/watch?v=ryrXAGY1dmE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CtBXTvtFaCU
http://www.youtube.com/watch?v=V0WuSCaTYI0
http://www.youtube.com/watch?v=ZxPTLmg0ZCw&feature=related
Causas e efeitos dos sismos
Terminologia
Através da análise de sismogramas podemos determinar a direção das ondas sísmicas, a hora da sua chegada e a magnitude (Escala de Richter), possibilitando o cálculo, a partir destes dados, da distância ao epicentro.
http://www.youtube.com/watch?v=WXZGAUhEDMM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=unhqhwZIqE0
Curiosidade!!
11. Compreender a atividade sísmica como uma consequência da dinâmica interna da Terra
11.1.Explicar a formação de um sismo, associado à dinâmica interna da Terra.
1.2.Associar a vibração das rochas ao registo das ondas sísmicas.
11.3.Distinguir a Escala de Richter da Escala Macrossísmica Europeia.
11.4.Explicitar a intensidade sísmica, com base em documentos de sismos ocorridos.
11.5. Interpretar cartas de isossistas, em contexto nacional.
11.6. Identificar o risco sísmico de Portugal e da região onde a escola se localiza.
11.7. Caraterizar alguns episódios sísmicos da história do território nacional, com base em pesquisa orientada.
11.8. Indicar os riscos associados à ocorrência de um sismo.
11.9. Descrever medidas de proteção de bens e de pessoas, antes, durante e após a ocorrência de um sismo.
11.10. Reconhecer a importância da ciência e da tecnologia na previsão sísmica.
11.11. Relacionar a distribuição dos sismos e dos vulcões na Terra com os diferentes limites de placas tectónicas.
A sismologia é o ramo da Geofísica que estuda os sismos (tremores de terra), as suas causas e os seus efeitos.
Vídeos diversos
http://www.youtube.com/watch?v=ryrXAGY1dmE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CtBXTvtFaCU
http://www.youtube.com/watch?v=V0WuSCaTYI0
http://www.youtube.com/watch?v=ZxPTLmg0ZCw&feature=related
Causas e efeitos dos sismos
Os sismos podem ter origem em causas:
- artificiais - são resultado da atividade humana, como por exemplo explosões em minas.
- artificiais - são resultado da atividade humana, como por exemplo explosões em minas.
- naturais - podem ser de colapso, vulcânicos e tectónicos.
Terminologia
Um sismo pode ser comparado ao efeito que se observa quando atiramos uma pedra para a água. Quando a pedra atinge a água uma série de ondas concêntricas movem-se para fora a partir do centro, tal como acontece num sismo.
Um movimento repentino ocorre no interior da crosta ou do manto e ondas concêntricas libertam-se a partir desse ponto.
O local no interior da Terra onde o sismo tem origem chama-se foco ou hipocentro.
O local à superfície da Terra na vertical do foco chama-se epicentro.
O local à superfície da Terra na vertical do foco chama-se epicentro.
Abalos premonitórios - são pequenos sismos que podem acontecer antes de um sismo principal.
Réplicas - são sismos que acontecem após um sismo que tenha libertado muita energia.
Maremoto ou tsunami - Quando o epicentro dos sismo se localiza na crosta oceânica pode provocar ondas gigantes devido ao movimento dos blocos entre uma falha.
Animação
http://www.iris.edu/hq/inclass/animation/1component_seismogram_building_responds_to_p_s_surface_waves
http://www.iris.edu/hq/inclass/animation/4station_seismograph_network_records_a_single_earthquake
Simulador de sismos
http://www.iknowthat.com/mhscience/Earthquakes/Fixed.htm
http://www.iris.edu/hq/inclass/animation/1component_seismogram_building_responds_to_p_s_surface_waves
http://www.iris.edu/hq/inclass/animation/4station_seismograph_network_records_a_single_earthquake
Simulador de sismos
http://www.iknowthat.com/mhscience/Earthquakes/Fixed.htm
Sismógrafo
É um aparelho que regista as ondas sísmicas, traçando um sismograma.
Através da análise de sismogramas podemos determinar a direção das ondas sísmicas, a hora da sua chegada e a magnitude (Escala de Richter), possibilitando o cálculo, a partir destes dados, da distância ao epicentro.
Sismógrafo horizontal, in: http://www.lpi.tel.uva.es/~nacho/docencia/ing_ond_1/trabajos_06_07/io3/public_html/Sismografo/Sismografo.html
Vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=unhqhwZIqE0
Webgeology
Curiosidade!!
O primeiro instrumento de que se tem conhecimento para medir tremores de terra foi inventado pelo filósofo chinês Chang Heng em 132 d. C. Este aparelho consistia num jarro que no seu exterior continha oito cabeças de dragão revestindo as oito principais direções da circunferência do jarro. Por baixo de cada cabeça de dragão existia um sapo com a boca aberta virada para o dragão. A boca de cada dragão segurava uma bola. Durante a ocorrência de um tremor de terra, uma dos oito bocas dos dragões deixaria cair a bola na boca do sapo que estivesse situado próximo.
Jogo do ciclo das rochas
Material
Regras
- Palavras/termos associados ao ciclo das rochas
- Amostras de mão de rochas
- Setas de papel ou cartolina, para dar continuidade aos processos
Na imagem em baixo podemos verificar alguns materiais utilizados
Regras
- Fazer grupos de 2 ou 3 alunos (consoante o nº de alunos por turno/aula);
- Distribuir aleatoriamente o mesmo nº de palavras/termos e amostras de rochas pelos grupos (tantas as que forem possíveis);
- Começa a jogar quem tem a palavra MAGMA;
- O grupo seguinte coloca a palavra/termo apropriado, por exemplo, fusão antes de magma, ou arrefecimento/solidificação, depois de magma;
- Se o grupo não conseguir colocar palavras ou rochas no ciclo, então passará a vez de jogar;
- O professor fica com a gestão das setas para dar continuidade ao ciclo/jogo;
- Ganha o grupo que esgotar 1º as palavras e as amostras de mão.
Fotografias do final do jogo
Subscrever:
Mensagens (Atom)