Hipótese da sopa primitiva - Oparin e Haldane
Esta hipótese sobre a origem da vida foi defendida pelos cientistas Oparin e Haldane. Oparin era um bioquímico russo e Haldane era um biólogo inglês.
Nos anos 20 do século passado, estes dois cientistas estudaram de forma independente teorias semelhantes para a origem da vida.
Esta teoria baseava-se nos gases abundantes existentes na atmosfera primitiva, que se acumulavam devido à intensa atividade vulcânica, sendo eles o metano, o amoníaco, o hidrogénio e o vapor de água. Estes gases continham os elementos básicos da constituição de todos os seres vivos, o carbono, o hidrogénio, o oxigénio e o azoto.
Ou seja os vulcões da Terra primitiva lançavam para a atmosfera os ingredientes da vida!!!! E estes dois cientistas aperceberam-se disso!
Devido à intensa atividade vulcânica, havia na atmosfera grandes tempestades com muitos relâmpagos, gerando descargas elétricas. Estes cientistas consideraram que estas descargas elétricas eram a fonte de energia para os gases da atmosfera originarem as moléculas orgânicas (moléculas da vida). Estas acumularam-se durante milhões de anos nos mares primitivos, formando-se assim uma "sopa primitiva".
O cientista norte americano, Stanley Miller, conseguiu uns anos mais tarde (década de 50 do século passado) recriar em laboratório as condições da Terra primitiva, produzindo compostos orgânicos.
<iframe src="//commons.wikimedia.org/wiki/File:Miller-Urey_experiment_-_Work_by_the_C3BC_consortium,_licensed_under_CC-BY-3.0.webm?embedplayer=yes" width="800" height="450" frameborder="0" webkitAllowFullScreen mozallowfullscreen allowFullScreen></iframe>
Legenda a montagem experimental de Stanley Miller
Imagens retiradas
1ª - http://cienciacercarauch.blogspot.com/p/biologia-2_27.html
2ª - de https://www.stoodi.com.br/exercicios/ufpi/2009/questao/ufpi-2009-nas-condicoes-da-atmosfera-primitiva-faca-uma-simulacao/
3ª - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/origem-vida.htm
4ª - https://phys.org/news/2016-09-protein-like-primordial-soup.html
5ª http://cienciasgama.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário